Comentários 0

Pão caseiro

Luiz de Paula

Luiz de Paula

porções 4
preparo (min.) 120
dificuldade Médio
ingredientes
preparos
1 Antes de começar a fazer seu pão, você colocará em um pote médio, todo o fermento,(1 uma) colher de açúcar, mexendo até que o fermento se dissolva por completo com a reação química. em seguida adicione (2 duas ) colheres de farinha e 4 colheres de água morna. Esse procedimento se chama "ESPONJA", mexa bem e deixe descansar coberta por um pano, apróx. por 30 minutos. Esta mistura deverá ficar com o triplo do tamanho, portanto escolha bem a vasilha para isso!
2 Após crescer sua esponja, pegue sua bacia grande para preparar a massa e coloque a esponja crescida, os ovos, a água, o leite, a manteira (vale derrete-la antes no microondas para facilitar a mistura), o sal e o restante do açucar e mexa bem, até que tudo se misture.
3 Aos poucos misture a farinha, sempre faça um creme antes de colocar uma grande quantidade de farinha, costumo colocar 20% da farinha e depois de mto homogêneo coloco os outros 80%.
4 Misture bem, e caso seja necessário, adicione mais farinha, mas peste bem a atenção, a massa de pão mesmo grudando na mão, se bem sovada passa a desgrudar, então só adicione mais farinha em último caso. Sove bastante a massa!
5 Para o descanso da massa utilizaremos a bacia inicial, eu uso uma vasilha grande com tampa, quanto mais isolada a tampa mais irá crescer, só não esqueça de antes que voltar a massa para sua vasilha de uma leve polvilhada de farinha.
6 O pão é fácil de ser feito mas requer paciência, então depois de crescida a massa, abra com um cilindro para enrolar os pães ou apenas corte em porções e coloque nas formas quadradas para pães. Após isso deixo descansar mais 30 minutos!
7 Para assar uso forno a 180 Graus, e o tempo em média é de 40 minutos, mas varia de forno para forno!
8 Espero que tenha gostado, bora comer seu pão quentinho!
Comentários 0

OK formulario enviado com sucesso!
OK receita favoritada!