porções 6
preparo (min.) 60
dificuldade Médio
ingredientes
preparos
1 Lombo desalgado. Deixe pelo menos 12 horas trocando a água duas vezes. Ou se preferir pode escaldar ele pelo menos duas vezes também. A carne (acem) tempere pelo menos 2 horas antes de iniciar o preparo.
2 Cebola e alho picados. Vamos dourar a carne.
3 Agora em uma panela de pressão doure a cebola, e o alho junto com o acem. Deixe ele ficar bem moreninho.
4 Estando bem douradinho acrescente o lombo suíno. Lembrando que ele tem que estar desalgado.
5 Agora complete de água até cobrir as carnes. Tampe a panela e assim que pegar pressão conte 15 minutos. Verifique se já está macia a carne. Esse tempo pode variar de acordo com a a carne que você está usando. Reserve tudo.
6 O grão de bico também deve ficar 12 horas de molho.
7 Após as 12 horas você pode esfregar o grão de bico para tirar a pele que por ventura já esteja soltando. Depois de cozido vamos tirar o resto da pele.
8 Agora em uma panela de pressão coloque o grão de bico com bastante água. Não precisa colocar sal. Após pegar pressão conte 15 minutos. Agora as peles vão estár mais fácil de tirar. Troque a água e com as mãos balance bem o grão de bico para ir soltando a pele. Repita esse procedimento até achar que já tirou as peles. Eu repiti umas 5 vezes e parei! Kkkkkkkkkkkkkk.
9 Escorra a água e reserve o grão de bico.
10 Bacon cortado em pedaços.
11 Linguiça calabresa cortada.
12 Paio cortado.
13 Cenoura, batata doce e abóbora cortados. Sendo que a abóbora corte bem maior que os outros pedaços. Ele é macia demais, se cortar pequeno ela vai desmanchar.
14 Tomates e repolho cortados.
15 Iniciando. Agora em uma panela bem grande comece dourando o bacon, linguiça, paio e a cebola. Doure bem. Usei um fiozinho de azeite. Lembre que vai soltar a gordura das linguiças e bacon. Então não coloque muito azeite.
16 Estando bem douradinho pode acrescentar a carne e o lombo que estavam reservados. Acrescente tudo, até a água do cozimento.
17 Agora acrescente os legumes, azeitonas, o açafrão.
18 Acrescente o molho de tomate. Eu uso molho caseiro. Nesse dia eu aproveitei e já preparei meu molho.
19 Acrescente 500 ml de água aproximadamente e deixe cozinhar para amolecer os legumes.
20 Estando quase pronto acrescente o grão de bico. Se o seu ainda estiver duro, pode colocar o grão de bico no início do processo.
21 Deixe apurar os sabores. Verifique os temperos e termine com cheiro verde a gosto. O meu não precisou colocar sal. BOM APETITE!
22 Passo a passo completo com fotos e legendas na minha página "Receitas por Fábio Neiva"
Comentários 0

OK formulario enviado com sucesso!
OK receita favoritada!